Política

TSE rebate Bolsonaro e diz que não há evidências de fraude eleitoral

Presidida pela ministra Rosa Weber, Corte afirmou que eleições sem fraude são conquista da democracia brasileira

A ministra Rosa Weber. Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu às acusações do presidente Jair Bolsonaro sobre fraude nas eleições presidenciais em 2018. Em nota, a Corte afirmou que não há evidências de manipulação nos resultados do processo.

Na segunda-feira 9, o presidente da República disse que a deturpação na apuração dos votos na época o impediu de vencer a eleição já no 1º turno. No entanto, ele não apresentou provas para sustentar a acusação.

“Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições de 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança no sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização”, manifestou-se o TSE.

A Corte declarou ainda que agirá “com presteza e transparência” para investigar qualquer elemento de prova que sugira algo irregular. No entanto, reiterou que o sistema brasileiro de votação é reconhecido internacionalmente por sua “eficiência e confiabilidade”.

“Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências”, diz a nota. “Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim.”

O TSE é presidido pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, desde 2018. Uma das principais ações que ela deve implementar nos próximos meses, para as eleições municipais de 2020, deve ser a realização de debates contra a disseminação de fake news no processo eleitoral.

Nesta terça-feira 10, o presidente da República reforçou sua acusação de fraude nas eleições que lhe deram a vitória em 2º turno, sem apresentar provas.

“Eu quero que você me ache um brasileiro que confie no sistema eleitoral brasileiro”, disse o presidente, durante coletiva em Miami, nos Estados Unidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo