Política

TSE multa Nikolas, Zambelli e filhos de Bolsonaro por fake news contra Lula

A gravação associava a frase ‘faz o L’ à criminalidade e à censura das redes sociais

Sessão plenária do TSE. Foto: Alejandro Zambrana/TSE
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral condenou os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por divulgarem nas redes sociais um vídeo desinformativo e que atingiu a honra do então candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral de 2022.

Em uma gravação, Nikolas acusava o petista de incentivar o uso de drogas por crianças e adolescentes e associava a frase “faz o L” à criminalidade e à censura nas redes.

O material foi compartilhado por Zambelli e pelos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A coligação de Lula protocolou uma representação no TSE questionando a propaganda eleitoral baseada em práticas “ilícitas e imorais”. A defesa dos parlamentares alegava que o vídeo não apresentava conteúdo falso.

“Ao compartilhar o vídeo, os representados não trataram em momento algum de fato inverídico, mas se limitaram a compartilhar uma crítica, ainda que de forma ácida”, diz um trecho da manifestação defesa.

Por maioria, os ministro da Corte decidiram que o vídeo extrapolava os limites legais. O valor da multa a ser aplicada aos parlamentares ainda não foi definido, mas o TSE já determinou a exclusão do conteúdo compartilhado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo