Política

TSE manda excluir vídeo com declarações adulteradas de Lula, divulgado pelo cantor Latino

Paulo de Tarso Sanseverino apontou ‘informação sabidamente inverídica e prejudicial à honra do candidato’

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou neste sábado 3 a remoção de diversas postagens baseadas em um vídeo com declarações adulteradas de Lula (PT) divulgado pelo cantor Latino. Posteriormente, outros perfis replicaram a publicação.

A gravação disseminada pelo artista bolsonarista se refere a um ato promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, com a participação de Lula, em outubro de 2017.

Ao acionar o TSE, a federação PT/PCdoB/PV argumentou que o vídeo foi editado “a fim de transmitir a ideia de que o candidato Lula teria dito que os apoiadores e filiados presentes no evento seriam vagabundos, bandidos e traficantes, sendo que a fala proferida na ocasião foi exatamente em sentido contrário”.

Na realidade, Lula afirmou, na ocasião: “A primeira coisa que eles têm que saber é que aqui não tem vagabundo, aqui não tem traficante, aqui não tem bandido e muito menos bandida. Aqui têm homens e mulheres, mães e pais que certamente ou ainda estão trabalhando ou já trabalharam e foram mandados embora e que eles não querem confusão.”.

Ao acolher parcialmente a ação, Sanseverino anotou que “as publicações impugnadas transmitem, como alegado, informação sabidamente inverídica e prejudicial à honra do candidato Lula, ao veicularem um trecho reconhecidamente manipulado”.

O despacho prevê o pagamento de multa de 10 mil reais caso as plataformas de redes sociais não cumpram a determinação. A medida vale pelo menos até o julgamento definitivo do caso pelo plenário do TSE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.