Política
TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
Especialistas em tecnologia testaram segurança nos equipamentos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira 5 o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições presidenciais de 2026. O procedimento, realizado desde 2009, tem o objetivo de dar transparência ao processo eleitoral.
Os testes começaram na última segunda-feira 1° e foram realizados por especialistas em tecnologia da informação que se inscreveram para participar do evento.
Os participantes realizaram testes de segurança nos equipamentos da urna eletrônica, incluindo os componentes que fazem o registro do voto do eleitor, a transmissão dos votos e o código-fonte do sistema.
De acordo com o TSE, os especialistas não encontraram inconsistências relevantes e garantiram que a segurança do sistema de votação continua íntegra.
O primeiro turno das eleições de 2026 será realizado no dia 4 de outubro. O segundo turno está previsto para 25 de outubro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Caiado diz ‘respeitar’ escolha de Bolsonaro por Flávio, mas mantém pré-candidatura
Por Wendal Carmo
‘Bolsonaro falou, está falado’, diz Valdemar sobre a escolha de Flávio para 2026
Por Wendal Carmo
A reclamação presidente do União Brasil após Flávio Bolsonaro confirmar pré-candidatura
Por CartaCapital



