Política

Marina Silva pede e TSE retira site pró-Dilma do ar

A página “Muda Mais” amanheceu nesta quarta-feira 17 fora do ar; ainda cabe recurso à decisão proferida a pedido da candidata do PSB

Justiça pediu retirada do site
Apoie Siga-nos no

muda mais.jpg A Justiça Eleitoral determinou a retirada do ar do site “Muda Mais” (www.mudamais.com), que tinha conteúdo vinculado à campanha de Dilma Rousseff (PT). O pedido foi feito pela coligação Unidos pelo Brasil, da candidata Marina Silva (PSB).

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin deferiu a liminar nesta terça-feira 16. Na decisão, o juiz afirma que a propaganda eleitoral na internet pode ser realizada em site do candidato, do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral.

Segundo o ministro, o site está irregular porque veicula propaganda sem estar vinculado legalmente à campanha. Ainda cabe recurso à decisão e o plenário do tribunal deve tomar uma decisão a respeito. 

A página era coordenada pelo ex-ministro Franklin Martins, e falava de realizações do governo Dilma e trazia críticas à candidata Marina Silva. Na manhã desta quarta-feira, o site já estava fora do ar. Todo conteúdo havia sido substituído por uma tela laranja com a seguinte mensagem:

“O Muda Mais está fora do ar por decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em atendimento à solicitação judicial da coligação encabeçada pela candidata Marina Silva (PSB). Vamos proceder à defesa jurídica de todos os pontos que foram questionados, e não vamos deixar que as posturas anti-democráticas da candidata nos calem.

O Muda Mais sempre teve o caráter de disseminar o debate nas redes, se baseando na honestidade dos fatos, em uma boa apuração e na checagem das informações que servem ao diálogo franco e aberto, levando em consideração a disputa de projetos que está em jogo nessas eleições.

Marina precisa entender que na democracia ninguém fala sozinho. Tentar calar o Muda Mais é tentar calar o debate político”.

Logo que a notícia da decisão judicial começou a circular, na tarde desta terça-feira a reação nas redes sociais, foi forte. A hashtag #MarinaCENSURA chegou a ficarem terceiro lugar entre os assuntos mais falados no twitter em todo o mundo.

O presidente do PT, Rui Falcão, condenou a decisão: “Não temos censurado ninguém, temos debatido livremente. É um absurdo em uma sociedade democrática, depois de 12 anos da mais ampla liberdade de imprensa no País, uma candidata censurar a nossa campanha”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo