Política

TSE dá aval para quebra de sigilos em ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão

A decisão mira usuários de redes sociais que hackearam um grupo no Facebook. As ações foram apresentadas por Marina Silva e Guilherme Boulos

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou a quebra de sigilos e intimou empresas de tecnologia a apresentar informações no âmbito de duas ações contra a chapa Jair BolsonaroHamilton Mourão, vitoriosa em 2018. A decisão é do corregedor-geral eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão.

A quebra de sigilo tem como alvos os usuários apontados como responsáveis por um ataque hacker contra o grupo ‘Mulheres Unidas contra Bolsonaro’, no Facebook. As ações que motivaram a decisão do TSE foram protocoladas por Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL), que concorreram à Presidência há três anos.

De acordo com Salomão, “não se está a solicitar à Polícia Federal a abertura de investigação, mas simples e pontual realização de análise pericial com intuito de dar exequibilidade a decisão colegiada, o que reforça a desnecessidade da formalidade referida no parágrafo anterior”.

As empresas intimadas a prestar esclarecimentos são o Facebook, o Twitter, a Microsoft, a Oi e a Vivo. Elas têm cinco dias para fornecer as informações.

Em junho de 2020, o plenário do TSE decidiu, por 4 votos a 3, retomar a fase de instrução para a produção de provas relacionadas às duas ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão.

O grupo ‘Mulheres Unidas contra Bolsonaro’, que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas, sofreu ataques de hackers que alteraram o conteúdo da página e alteraram seu nome para ‘Mulheres COM Bolsonaro #17’.

Ambas as ações apontam a prática de abuso eleitoral e pedem a cassação dos registros de candidatura, dos diplomas ou dos mandatos de Bolsonaro e Mourão, além da declaração de inelegibilidade dos dois por oito anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo