Política

TSE aprova por unanimidade o registro do União Brasil, fusão entre DEM e PSL

O União Brasil nasce com uma enorme bancada no Congresso Nacional, mas deve sofrer baixas nas próximas semanas

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira 8 a fusão entre o DEM e o PSL, da qual nasce o União Brasil. Os ministros avalizaram o registro e o estatuto.

A nova legenda participará das eleições de 2022 sob o número 44.

O União Brasil nasce com uma enorme bancada no Congresso Nacional: são 81 deputados federais em exercício e oito senadores.

Na eleição de 2018, as siglas elegeram três governadores e 129 deputados estaduais e, em 2020, ocuparam o topo do Executivo de 552 prefeituras, cerca de 10% dos municípios do Brasil. O novo partido contará com quase 1 bilhão de reais em fundos públicos, resultado da soma das verbas destinadas a cada um no ano eleitoral.

Há a expectativa, no entanto, de que nas próximas semanas o União Brasil perca alguns deputados, que devem buscar outras siglas. Parlamentares mais ligados ao bolsonarismo, por exemplo, tendem a deixar o partido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo