Economia
Trump volta a defender Bolsonaro e reforça caráter político do tarifaço contra o Brasil
O presidente dos EUA criticou o tratamento ao ex-presidente e ligou as sanções comerciais ao processo sobre a tentativa de golpe


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou novamente nesta quarta-feira 16 em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “homem honesto”.
O republicano criticou a condução do processo contra o ex-capitão no Supremo Tribunal Federal e afirmou que “o que o Brasil faz com Bolsonaro é uma vergonha”, reforçando que o tarifaço contra o País tem motivações políticas, não econômicas.
Em um encontro no Salão Oval com o príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad bin Isa al-Khalifa, Trump voltou a declarar que conhece Bolsonaro e acredita em sua integridade. “O que estão fazendo com ele é terrível.”
A declaração ocorre dois dias após a Procuradoria-Geral da República apresentar ao STF um pedido de condenação do ex-presidente por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e participação em organização criminosa. O documento, com mais de 500 páginas, também envolve ex-ministros e militares próximos de Bolsonaro.
Trump, que tem adotado uma retórica protecionista em sua política comercial, mencionou que o Brasil será alvo de tarifas de importação até 50%. Segundo ele, essas medidas têm relação com o tratamento a Bolsonaro. “E a carta diz que você vai pagar 30%, 35%, 25%, 20%… em um caso, 50%, Brasil. E por causa do que eles estão fazendo ao ex-presidente deles, é vergonhoso.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A articulação de petistas para suspender o mandato de Eduardo Bolsonaro
Por CartaCapital
Trump cutucou — e o Brasil precisa acordar
Por Antônio José Alves Júnior e Rogerio Studart