Mundo
Trump publica carta a Bolsonaro e diz que julgamento no STF deveria ‘parar imediatamente’
O presidente republicano afirmou que está ‘muito preocupado’ com os supostos ataques à liberdade de expressão promovidos pelo governo Lula (PT)


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta quinta-feira 17 em sua rede Truth Social uma carta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No documento, o republicano diz que o julgamento no STF deveria “acabar imediatamente”.
“Tenho acompanhado o tratamento terrível que você está recebendo de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deveria terminar imediatamente”, diz Trump, emendando dizendo que está “muito preocupado” com os supostos ataques à liberdade de expressão promovidos pelo governo Lula (PT).
“É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar adversários políticos e ponha fim a esse regime de censura ridículo. Estarei observando de perto”, completou o republicano.
A manifestação de Trump acontece horas depois de Lula voltar a criticar a decisão norte-americana de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e afirmar que o republicano “não foi eleito para ser imperador do mundo”.
Lula ainda defendeu a independência do Judiciário brasileiro e afirmou que o País não aceitará imposições unilaterais, após Trump divulgar desinformação sobre o processo contra Bolsonaro.
Por via diplomática, o governo brasileiro também enviou uma carta oficial a Washington pedindo a retomada das negociações e sinalizou que pode recorrer à Organização Mundial do Comércio, caso não haja avanço no diálogo.
Leia a íntegra da carta
“Prezado Sr. Bolsonaro,
Tenho acompanhado o tratamento terrível que você está recebendo de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deveria terminar imediatamente! Não estou surpreso em ver que você lidera as pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — promovidos pelo governo atual.
Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política de tarifas.
É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar adversários políticos e ponha fim a esse regime de censura ridículo. Estarei observando de perto.”
Carta do presidente dos EUA, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Truth Social/Reprodução
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.