Mundo
Trump cita boa reunião, deseja feliz aniversário e diz que ficou impressionado com disposição de Lula
O presidente dos EUA, porém, não garantiu um acordo com o Brasil sobre o tarifaço
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e aproveitou para desejar feliz aniversário ao brasileiro, em conversa com jornalistas nesta segunda-feira 27.
A bordo do avião presidencial dos EUA, que voava da Malásia para o Japão, Trump foi perguntado por sobre o encontro com Lula na véspera.
“Foi uma boa reunião. Vamos ver o que vai acontecer. Não sei se vai acontecer uma coisa, vamos ver. Eles [o governo brasileiro] querem fazer um acordo, vamos ver. Atualmente a tarifa é de 50%. Mas tivemos uma boa reunião”, afirmou, sem cravar um acordo.
A tal ‘química’ citada por Trump após o breve encontro com Lula nos bastidores da Assembleia-Geral da ONU, e reafirmada nas semanas seguinte, parece ter permanecido. O presidente dos EUA fez questão de parabenizar o líder brasileiro, que completa 80 anos nesta segunda.
“É aniversário dele. Quero desejar um feliz aniversário ao presidente [Lula]. É aniversário dele hoje, você sabia?”, indagou ao jornalista com quem conversava.
Houve tempo, ainda, para elogios à forma física de Lula. “Ele é um cara com muita disposição, na verdade. Fiquei impressionado. Feliz aniversário para ele”, reforçou Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em poucos dias teremos uma solução definitiva para o tarifaço, diz Lula após encontro com Trump
Por CartaCapital
Lula vence o 1º tempo, mas o jogo com Trump é longo e sujo
Por João Paulo Charleaux



