Mundo

Tribunal suíço determina a repatriação de US$ 16 milhões de contas vinculadas a Maluf

Devolução dos valores já havia sido autorizada pelo STF em 2014

Maluf foi condenado por lavagem de dinheiro em maio de 2017
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Penal Federal da Suíça determinou a repatriação para o Brasil de 16 milhões de dólares de contas vinculadas ao ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf. 

O valor estava bloqueado em contas bancárias suíças e seria oriundo de crimes perpetrados pelo político no Brasil. Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção e lavagem de dinheiro. 

Na decisão de repatriação, a Justiça suíça acatou os argumentos apresentados em conjunto por Ministério Público Federal e Advocacia-Geral da União.

A devolução dos valores já havia sido autorizada pelo STF em 2014. 

Segundo o secretário de Cooperação Internacional do MPF, Hindenburgo Chateaubriand, a decisão pela repatriação do dinheiro é mais um passo para a conclusão do processo. 

“A devolução dos recursos é o que a sociedade espera da atuação das instituições nesse caso, que é emblemático para o País e que já teve a condenação concretizada no Brasil”, disse.

O processo ainda está tramitação na Justiça suíça e os valores seguem bloqueados até o julgamento final da causa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo