Política

TRF-3 rejeita denúncia da Lava Jato contra Lula e Frei Chico

Defesa do ex-presidente chamou a acusação de ‘absurda’ e ‘imaginária’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante homenagem em Paris. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, rejeitou o recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação foi apresentada por meio da força-tarefa da Operação Lava Jato, por suposto pagamento de mesada da empreiteira Odebrecht ao petista e ao seu irmão, Frei Chico. A rejeição foi decidida por unanimidade.

Os dois haviam sido acusados de corrupção passiva. Segundo os desembargadores, não há elementos para a abertura de uma ação penal relativa a esse fato. Em nota, a defesa de Lula chamou a acusação de “absurda” e “imaginária”.

A acusação sustentava que Lula sugeriu que a Odebrecht contratasse Frei Chico para mediar um diálogo entre a empresa e os traalhadores. Em 2002, quando o petista se elegeu presidente, Frei Chico teria passado a receber uma mesada que teria durado 13 anos.

“A imaginária acusação da Lava Jato buscava o processamento de uma ação penal contra Lula sob a alegação de que seu irmão, Frei Chico, teria recebido valores da Odebrecht como suposta contrapartida ‘obter benefícios junto ao novo mandatário do Poder Executivo Federal'”, diz o advogado Cristiano Zanin.

Em nota, Zanin escreve que a decisão do TRF-3 prestigia o devido processo legal, reforça a inocência de Lula e a excepcionalidade dos processos contra o ex-presidente conduzidos a partir da 13ª Vara Federal de Curitiba.

“É mais uma vitória de Lula na Justiça que mostra a necessidade de ser julgado o habeas corpus que aponta a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e a declaração da nulidade de todos os processos que ele tenha atuado contra Lula”, diz a defesa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar