CartaExpressa
TRE torna deputado bolsonarista inelegível por violência política de gênero
Gilvan da Federal (PL-ES) foi condenado após dizer que a deputada estadual Camila Valadão, do PSOL, era ‘satanista’ e “assassina de bebês e crianças’
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo confirmou nesta terça-feira 9 a decisão que tornou o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) inelegível por oito anos por violência política de gênero. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Em março deste ano, o parlamentar já tinha sido condenado pela 52ª Zona Eleitoral de Vitória a um ano e quatro meses de reclusão em regime aberto e ao pagamento de multa.
O parlamentar bolsonarista entrou na mira da Justiça após ataques feitos contra a deputada estadual Camila Valadão, do PSOL. Na ocasião, Gilvan estava revoltado com a presença de professores em plenário e começou a dirigir ofensas à vereadora, que tentou defender os profissionais.
Os crimes teriam acontecido quando os dois eram vereadores na Câmara de Vitória. Gilvan, durante a discussão, chamou a parlamentar de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”.
“Mandando-a calar a boca, segundo vídeos e testemunhos colhidos, humilhou detentora de mandato eletivo, praticando menosprezo e discriminação à condição de mulher com a finalidade de impedir ou dificultar o desempenho de mandato eletivo”, escreveu a relatora, desembargadora Janete Vargas Simões. A votação foi unânime.
Camila Valadão comemorou a condenação: “Foram anos de ataques, humilhações e tentativas de me silenciar enquanto eu exercia legitimamente o meu mandato. Hoje, ver essa condenação reconhecida é saber que nenhuma mulher está sozinha!”, disse.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conselho de Ética abre processo que pode cassar mandato de Gilvan da Federal
Por CartaCapital
Gilvan da Federal é oficialmente suspenso, mas Câmara não chamará suplente
Por Vinícius Nunes



