Política
TRE aponta inconsistências na prestação de contas de Moro
Campanha do senador eleito arrecadou mais de 5 milhões de reais, sendo a maior parte vinda do Fundo Eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná apresentou um parecer em que afirma existir falhas na prestação de contas da campanha do senador eleito Sergio Moro (União Brasil).
Conforme relatório elaborado pela área técnica do tribunal, a campanha deixou de enviar documentos relacionados a movimentação financeira, além de haver inconsistência nos comprovantes dos gastos do ex-juiz.
A campanha de Moro arrecadou mais de 5 milhões de reais, sendo a maioria proveniente de financiamento público via Fundo Eleitoral.
O relatório ainda apontou inconsistências na prestação de contas relativa à devolução das sobras da campanha à direção partidária. Além disso, o documento diz que existem gastos na data posterior ao dia da eleição, como despesas com agência de viagem, datada de nove dias depois do primeiro turno.
O relatório também expõe uma divergência entre os valores de notas fiscais e as despesas declaradas pela campanha.
Por fim, a área técnica ainda apontou a falta de identificação de doadores e o descumprimento de prazo para a entrega da declaração de gastos na primeira semana de campanha, contrariando o determinado pela lei eleitoral.
O ex-juiz foi intimado nesta segunda-feira 7 para se manifestar e apresentar os documentos faltantes em até três dias.
Em nota, a campanha do senador eleito considerou normal o relatório do TRE paranaense.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TRE-SP retotaliza votos e confirma eleição de Paulo Teixeira (PT) no lugar de Pablo Marçal (PROS)
Por Wendal Carmo
Defesa marca data para entregar relatório sobre auditoria das urnas
Por CartaCapital