Política

assine e leia

Tostão por tostão

O ex-ministro Celso Pansera descreve o esforço para recompor os investimentos em Ciência e Tecnologia

Apoie Siga-nos no

Empenhado em colocar ordem na casa, avaliar com precisão o tamanho do estrago produzido nos quatro anos de governo Bolsonaro e identificar as formas mais seguras e rápidas para que a ciência brasileira volte a andar para a frente, o grupo de ex-ministros, parlamentares, cientistas e professores responsável pela transição no setor apresentou na quarta-feira 30 o primeiro relatório. Integrante da equipe, o ex-ministro Celso Pansera participou do programa Direto da Redação, no canal do YouTube de CartaCapital, e citou as prioridades a partir de 1° de janeiro.

PEC da Transição
Em valores reais, o Orçamento da Ciência e Tecnologia executado no ano passado se compara ao de 2012. Ou seja, sob o governo Bolsonaro vivemos o retrocesso de uma década. Para recompor essa perda é fundamental a aprovação da PEC da Transição, que abre um espaço fiscal de mais de 100 bilhões de reais. Dessa forma será possível recompor boa parte dos recursos. A PEC também prevê que as receitas próprias das universidades ficarão fora do alcance do teto de gastos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo