Economia

Toffoli dá mais 60 dias à PF para concluir a investigação do caso Master

O ministro do STF acolheu um pedido da corporação

Toffoli dá mais 60 dias à PF para concluir a investigação do caso Master
Toffoli dá mais 60 dias à PF para concluir a investigação do caso Master
Ministro Dias Toffoli, durante a sessão plenária do STF. Foto: Gustavo Moreno/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli decidiu, nesta sexta-feira 16, estender por 60 dias o prazo para a Polícia Federal concluir as investigações sobre um suposto esquema de fraudes financeiras capitaneado pelo Banco Master, de Daniel Vorcaro.

O inquérito tramita sob sigilo na Corte. No novo despacho, Toffoli diz apenas considerar que as razões apontadas pela PF para a prorrogação “devem ser deferidas” e manda intimar a Procuradoria-Geral da República sobre a decisão.

Em uma ordem anterior, o ministro também reduziu de seis para dois dias o tempo para os agentes da PF ouvirem os investigados no caso Master. Os depoimentos ocorreriam, a princípio, entre 23 e 28 de janeiro. Agora, Toffoli aguarda um novo cronograma da PF.

Na quinta-feira 15, em um novo capítulo do estresse institucional entre Supremo e PF no caso, Toffoli indicou quatro peritos específicos da corporação para “acompanharem” a extração de dados e a perícia do material obtido na segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na quarta 14. Os itens estão sob a guarda do Ministério Público Federal, por determinação do magistrado.

O ministro retirou da PF a atribuição de comandar a perícia dos materiais apreendidos e transferiu a tarefa para a PGR, o que reduziu a autonomia da polícia na produção das provas técnicas do caso.

Em reação na quinta-feira, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais expressou preocupação com os desdobramentos. “A postergação do envio ou a realização dos exames fora das unidades oficiais de criminalística, sobretudo em relação a dispositivos eletrônicos, pode levar a perda de vestígios relevantes para a persecução penal”, sustenta a entidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo