Política
Tiririca é investigado pelo Ministério Público por viagens ao Ceará
De acordo com MPF, deputado cearense teria usado verba pública para viajar fora de sua base eleitoral, o que é proibido


O humorista e deputado federal Tiririca (PL-SP), que se candidatou pela primeira vez em 2010 com o slogan “pior que está, não fica”, tornou-se alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) por uso de verba de gabinete para viagens particulares.
Isto porque o deputado cearense comprou passagens aéreas para o seu estado natal, quando, pela legislação, só pode adquirir passagens para o estado pelo qual foi eleito – São Paulo, no caso. A regra existe para que o parlamentar não use o dinheiro público para viagens pessoais, somente para deslocamentos que tenham relação com o mandato ou sua base eleitoral.
Agora, o MPF pretende investigar se essas passagens compradas pelo deputado são referentes ao cumprimento de agenda parlamentar ou se foram utilizadas com outro propósito.
Segundo o portal de transparência da Câmara dos Deputados, Tiririca gastou, apenas nesse ano, 70 mil reais da sua verba de gabinete para deslocamentos entre Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Nas redes sociais do parlamentar, é possível encontrar várias fotos e folhetos de divulgação de shows humorísticos do deputado na capital cearense.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.