Mundo
The Economist ressalta otimismo de investidores com a economia brasileira
A revista britânica elogiou o trabalho de Haddad no Ministério da Fazenda e citou uma pesquisa que aponta opinião positiva no marcado
A revista britânica The Economist publicou uma reportagem que aponta otimismo de investidores com a economia brasileira. O texto, que foi ao ar na quarta-feira 2, diz que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é “eficiente” e menciona “cenário internacional favorável”.
O veículo afirma que em 2022 “investidores estremeceram” diante da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devido a uma suposta “libertinagem fiscal” que, nas palavras da reportagem, “caracterizou o governo anterior do Partido dos Trabalhadores”.
No entanto, seis meses após a posse de Lula, “os mercados estão aquecidos”, diz a revista. O texto cita uma pesquisa com 94 gestores de fundos e analistas brasileiros a concluir que apenas 44% têm uma visão desfavorável sobre o governo, índice bem inferior aos 90% observados em março.
O texto tem como título Investidores estão cada vez mais otimistas com a economia brasileira. No antetítulo, a revista questiona se o Brasil “poderia estar decolando”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


