CartaExpressa
Telegram suspende grupo bolsonarista e menciona posts de ‘conteúdo ilegal’
O ‘Super Grupo B-38 Oficial’ tinha mais de 60 mil usuários no aplicativo


O aplicativo Telegram suspendeu o funcionamento de um dos principais grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o “Super Grupo B-38 Oficial”, que tinha mais de 60 mil usuários.
Um aviso público da empresa bloqueia o acesso ao grupo e cita a disseminação de conteúdo ilegal.
“Desculpe, este grupo está temporariamente inacessível para dar aos administradores tempo para remover as mensagens de usuários que postaram conteúdo ilegal. Vamos reabrir o grupo assim que a ordem for restaurada”, diz o comunicado.
A medida é adotada após o Telegram ter feito mudanças nos seus termos de uso. O aplicativo assinou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em março, no qual se comprometeu com um programa de combate às fake news.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.