Política
TCU vai inspecionar Banco Central no caso de liquidação do Banco Master
Em dezembro, o relator do caso, o ministro Jhonatan de Jesus, determinou ao BC que apresentasse fundamentos técnico-jurídicos que embasaram a decretação da liquidação extrajudicial da instituição
O Tribunal de Contas da União anunciou, nesta sexta-feira 2, que vai realizar uma inspeção no Banco Central para apurar o processo de liquidação extrajudicial do Banco Master, determinado pela autoridade monetária em novembro.
A confirmação da operação foi feita pelo presidente do TCU, Vital do Rêgo.
“O processo é uma inspeção no Banco Central a respeito do processo de liquidação do Banco Master, esse é o termo técnico. Depois da nota técnica que o Banco Central mandou para o TCU, hoje inicia-se um processo de inspeção da documentação no Banco Central”, declarou o ministro à CNN.
A inspeção, segundo o órgão, é um instrumento de fiscalização utilizado para suprir eventuais omissões, lacunas de informação e esclarecer dúvidas pontuais identificadas no curso das atividades de controle.
O trabalho será conduzido pela área técnica do TCU que, posteriormente, enviará seu posicionamento ao relator do caso, o ministro Jhonatan de Jesus.
Em dezembro, o ministro determinou ao Banco Central que apresentasse fundamentos técnico-jurídicos que embasaram a decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master. No despacho, o ministro classificou a liquidação como ‘medida extrema’ e apontou indícios de uma cronologia atípica no processo decisório que levou à intervenção na instituição.
Na segunda-feira 29, o Banco Central encaminhou ao TCU a resposta aos questionamentos sobre a liquidação do banco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


