CartaExpressa

TCU desmente Bolsonaro e nega relatório com recontagem de mortes por Covid

Passa de 473 mil o total de óbitos pela doença no País

Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Contas da União desmentiu o presidente Jair Bolsonaro em relação a um suposto relatório que traria uma recontagem no número de mortos por Covid-19 no Brasil.

A apoiadores no ‘cercadinho’ do Palácio da Alvorada nesta segunda-feira 7, o presidente afirmou ter tido acesso a um documento do TCU com a informação de que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”.

Em nota, o tribunal rejeitou a alegação. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, diz o texto.

Até esta segunda, morreram 474.414 pessoas no Brasil em decorrência da Covid-19, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar