CartaExpressa
TCE vai investigar uso de avião da PM para Tarcísio ir a ato de Bolsonaro no Rio
Durante a manifestação, o governador discursou ao lado do ex-presidente e não participou de nenhuma atividade oficial


O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vai investigar o uso de um avião da Polícia Militar para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ir ao ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro em 16 de março.
A apuração foi motivada por uma representação da deputada estadual Monica Seixas (PSOL-SP). A parlamentar pede que o TCE avalie se houve desvio de finalidade na utilização de recursos públicos para fins privados.
“A lei é explicita: equipamentos da PM só podem ser usados pelo governador para: operações policiais e segurança do governador quando em serviço. Não para turismo e atividades pessoais”, disse.
Durante o ato de Bolsonaro pela anistia aos golpistas do 8 de Janeiro, Tarcísio discursou ao lado do ex-presidente e não participou de nenhuma atividade oficial como governador de São Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Nunes diz que Tarcísio não disputará a Presidência em 2026
Por CartaCapital
Pesquisa Atlas monitora o cenário eleitoral com Lula e Tarcísio para 2026; veja os resultados
Por CartaCapital