Política
Tarcísio escolhe Osvaldo Nico Gonçalves para substituir Derrite na Segurança Pública
A troca deve ser oficializada nesta segunda-feira 1º
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu nesta sexta-feira 28 escolher o delegado Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário de Segurança Pública. A troca deve ser oficializada nesta segunda-feira 1º.
Ele substituirá Guilherme Derrite (PP-SP), que vai retornar à Câmara dos Deputados definitivamente. Derrite já está afastado da secretaria, já que retornou à Câmara para relatar o projeto de lei Antifacção. O deputado é pré-candidato ao Senado e já teria que sair da pasta até abril de 2026 para disputar em outubro.
Formado em direito, Osvaldo Nico tem 68 anos e é policial de carreira. Ele já foi delegado-geral da Polícia Civil e atuou em casos de grande repercussão, como o sequestro da filha e do apresentador Silvio Santos (2001), o caso de racismo envolvendo o jogador de futebol Grafite (2005) e a prisão do ex-assessor da família Bolsononaro, Fabrício Queiroz (2020).
No governo Tarcísio, acompanhou na dispersão da Cracolândia no centro de São Paulo e operações policiais no litoral paulista, como Verão e Escudo, criticadas por organizações da sociedade civil pela alta letalidade policial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A suposta condição de Aécio para o PSDB apoiar Tarcísio em 2026
Por Wendal Carmo
Governo Tarcísio adia leilão para a construção da nova sede administrativa de São Paulo
Por CartaCapital



