Educação
Tarcísio anuncia 60 mil vagas em programa de jovem aprendiz, mas efetiva 291 contratações
O programa prevê contratar estudantes para jornadas de até 6 horas, quatro vezes na semana


O programa Jovem Aprendiz Paulista, lançado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu mediar a contratação de 60 mil estudantes por empresas, mas o número até o momento chega apenas a 291.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira 10 pelo UOL, com base em informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
A iniciativa prevê a contratação de estudantes da rede estadual por empresas próximas de suas casas. Os alunos a partir de 14 anos trabalhariam em jornadas de até 6 horas diárias, quatro vezes na semana. Eles também teriam uma aula online semanal de 4 horas.
Ao anunciar o programa, em abril do ano passado, Tarcísio declarou que esperava ter 100 mil contratados em pouco tempo. Em agosto, o programa, inicialmente direcionado a jovens de até 18 anos, passou a contemplar pessoas de até 24 anos.
Houve 57 contratações entre março e maio. Em fevereiro, havia 1.751 empresas e 22.089 estudantes cadastrados no programa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico não informou o número atualizado de empreendimentos e alunos registrados.
Em nota, o governo informou que o programa “passa por reformulação” para ampliar a adesão e que tem realizado “oficinas regionais e ampla divulgação” da iniciativa a fim de aumentar o número de vagas disponibilizadas por empregadores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TCE-SP mantêm edital do governo Tarcísio para a aquisição de novas câmeras corporais a PMs
Por CartaCapital
STF dá 10 dias para Tarcísio explicar projeto que implementa escolas cívico-militares em SP
Por André Lucena
Bolsonaro mantém apoio a Nunes, volta a cobrar vice e diz não ser possível aliança com Marçal
Por CartaCapital
Comissão de Educação, comandada por Nikolas Ferreira, terá debate com presença de Camilo Santana
Por CartaCapital