Política
Tabata aciona a Justiça e pede a impugnação da candidatura de Pablo Marçal
O PSB aponta um suposto descumprimento de normas do estatuto do PRTB


O diretório da cidade de São Paulo do PSB, sob o comando da candidata à prefeitura Tabata Amaral, solicitou à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de Pablo Marçal (PRTB).
Segundo a representação, encaminhada nesta segunda-feira 12 à 1ª Zona Eleitoral, o estatuto do PRTB exige que interessados em disputar uma eleição pelo partido estejam filiados pelo menos seis meses antes da convenção.
A suposta irregularidade no caso de Marçal, prossegue o PSB, decorreria do fato de ele ter se filiado ao PRTB em 5 de abril (a convenção ocorreu menos de quatro meses depois, em 4 de agosto).
O PSB reconhece haver no estatuto uma normal geral a indicar o prazo mínimo de seis meses antes da eleição, mas menciona uma “norma especial” a fixar que somente podem participar da convenção eleitores filiados no mínimo seis meses antes dela.
Diz a norma especial: “Se a convenção for realizada por Diretório ou Comissão Provisória Partidária, seja de nível Municipal, Regional ou Nacional, com vistas à escolha de candidatos a cargos eletivos, o filiado com direito a votar ou ser votado deverá possuir filiação mínima de 6 (seis) meses”.
“Consideradas todas as regras e todas as circunstâncias do caso concreto, é certo que Pablo Marçal não poderia ser escolhido em convenção partidária por não ter o prazo mínimo de filiação, razão pela qual deve ser indeferido o seu registro de candidatura”, diz a peça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz vê propaganda antecipada e notifica Pablo Marçal por sorteio de boné usado em debate
Por Wendal Carmo
Justiça manda remover vídeos em que Marçal faz insinuações sem provas contra Boulos
Por Wendal Carmo
‘Candidato ilegítimo’: Ala do PRTB pede a impugnação da candidatura de Pablo Marçal
Por Marina Verenicz