Economia

Stuhlberger diz que governo Lula aumentaria a inflação; Pochmann vê ‘terrorismo eleitoral’

O gestor do Fundo Verde disse não ver ‘mais o Brasil, em nenhuma hipótese, com o governo do PT, voltando a níveis de inflação de 3%’

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O empresário Luis Stuhlberger, sócio-fundador e presidente da Verde Asset Management, voltou a fazer previsões sobre a possível volta de Lula (PT) à Presidência da República.

Embora o petista sequer tenha apresentado as diretrizes de seu programa econômico, o investidor responsável por uma gestora que soma 50 bilhões de reais em ativos declarou que uma 3ª passagem de Lula pelo Palácio do Planalto geraria uma pressão inflacionária persistente.

Em um evento do banco Credit Suisse na segunda-feira 1º, Stuhlberger disse não ver “mais o Brasil, em nenhuma hipótese, com o governo do PT, voltando a níveis de inflação de 3%, 3,5%, como era”. Ele estimou que a inflação, em uma nova gestão petista, estaria mais próxima de 5%.

O investidor ainda tentou ligar Lula ao presidente Jair Bolsonaro ao afirmar que “certas políticas da extrema-direita são muito parecidas com as da extrema-esquerda”. Não houve menção, por exemplo, à preferência de Lula pelo ex-tucano Geraldo Alckmin como seu companheiro de chapa.

A CartaCapital, o economista Marcio Pochmann, ex-presidente da Fundação Perseu Abramo e do Ipea e professor titular da Unicamp, criticou as afirmações de Stuhlberger, avaliadas como parte de uma estratégia de “terrorismo”.

“Na realidade, o Brasil vive um choque de custos, em que a própria elevação da taxa de juros aumenta os custos para qualquer tomador de dinheiro, especialmente para o setor produtivo e as famílias que já estão muito endividadas”, explicou Pochmann.

Para o economista, a inflação no País “expressa as opções que o atual governo tem feito do ponto de vista da formação dos macropreços e, nesse sentido, o que o governo vem fazendo é a antítese do que foi feito no passado, especialmente nos governos do presidente Lula”.

Assim, Stulhberger, ao não embasar suas projeções em fatos, cai no “terrorismo econômico e eleitoral, porque as razões da inflação que vivemos hoje não estão vinculadas a uma pressão de demanda”.

“Eu espero que não seja algo que a gente já viu nas eleições de 2002”, acrescenta Pochmann. “É fundamental haver um debate público a respeito das questões colocadas, que são desafiadoras para o Brasil, mas a um bom economista não cabe emitir juízos de valor, e sim oferecer razões técnicas e empíricas para justificar o seu argumento”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo