Política

STJ autoriza a quebra de sigilos de Cláudio Castro

A decisão partiu do ministro Raul Araújo. Irmão do governador do Rio foi alvo de operação nesta quarta

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, determinou a quebra dos sigilos bancário e telefônico do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A decisão, mantida sob sigilo, foi revelada pela TV Globo.

Nesta quarta-feira 20, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Rio de Janeiro, Vinícius Sarciá Rocha, foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Ele é irmão de criação do governador.

A Operação Sétimo Mandamento cumpriu três mandados de busca e apreensão, no âmbito de uma investigação sobre um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em quatro projetos de assistência social no estado.

Há indícios de pagamento de propinas em contratos, em valores que variavam de 5% a 25% de cada um deles, somando mais de 70 milhões de reais. A PF também apura o direcionamento de recursos para redutos eleitorais.

Entre os projetos sociais que teriam sido corrompidos estão o Novo Olhar, o Rio Cidadão, o Agente Social e a Qualimóvel.

Castro não foi alvo das buscas desta quarta, mas também é investigado pela PF. O governador se manifestou por meio da seguinte nota:

“A operação deflagrada nesta quarta-feira não traz nenhum novo elemento à investigação que já transcorre desde 2019. Só o fato de haver medidas cautelares, quatro anos depois, reforça o que o governador Cláudio Castro vem dizendo há anos, ou seja, que não há nada contra ele, nenhuma prova, e que tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, a qual vem sendo contestada judicialmente. Por fim, o governador reitera a confiança plena na justiça brasileira”.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo