Política

STJ aceita pedido de Lula e suspende julgamento no TRF-4

Tribunal poderia anular sentença que condenou ex-presidente em 1ª instância no processo do sítio de Atibaia (SP)

(Foto: Ricardo Stuckert)
Apoie Siga-nos no

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Leopoldo de Arruda Raposo, concedeu liminar em habeas corpus, solicitado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para autorizar a suspensão do julgamento que ocorreria nesta quarta-feira 30 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Nesta data, o tribunal poderia anular a condenação de Lula em 1ª instância. Com isso, o petista voltaria a ser réu e teria direito às alegações finais. No entanto, a defesa do petista não queria que o julgamento ocorresse porque poderia levar apenas a uma nulidade parcial do processo, enquanto os advogados têm uma apelação com uma lista maior de itens que pedem anulação.

Segundo requerimento dos advogados de Lula ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF), o TRF-4 incluiu apenas uma das várias questões prejudiciais ao mérito, e foi escolhida justamente a que anularia o processo em menor extensão.

 

Lula foi condenado em 1ª instância pela juíza Gabriela Hardt, a 12 anos e 11 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que envolve o sítio de Atibaia (SP). O Ministério Público Federal diz que a propriedade teve reformas pagas com dinheiro do pecuarista José Carlos Bumlai e das empreiteiras Odebrecht e OAS.

Um dos questionamentos dos advogados de Lula sobre a conduta deste processo é de que o princípio de ampla defesa não foi aplicado, já que os réus delatores e delatados fizeram as alegações finais no mesmo período. Recentemente, o STF decidiu que réus delatados têm direito a se defender por último, após os réus delatores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.