Política
STF vê reconhecimento de resultado eleitoral no pronunciamento de Bolsonaro
Em nota oficial, a Corte afirma que o discurso registra o fim das eleições presidenciais


O Supremo Tribunal Federal divulgou nota nesta terça-feira 1, após o primeiro pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota em segundo turno. A Corte registra que presidente reconhece “o resultado final das eleições” ao autorizar o início dos trabalhos da transição de governo.
“O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, diz a nota.
O ex-capitão leu um discurso curto de aproximadamente dois minutos, em que disse que continuará cumprindo a Constituição. O ex-capitão não mencionou abertamente, porém, se aceitou ou não o resultado das eleições. Em seguida, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que dará início à transição de governo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.