Política

STF condena mais 58 golpistas do 8 de Janeiro

Um dos instigadores que a Corte responsabilizou é o ex-deputado federal Roberto Jefferson, sentenciado a mais de 9 anos de prisão

STF condena mais 58 golpistas do 8 de Janeiro
STF condena mais 58 golpistas do 8 de Janeiro
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal condenou mais 58 pessoas por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de Janeiro de 2023: são 57 incitadores da invasão às sedes dos Três Poderes e um executor.

Um dos instigadores que a Corte responsabilizou é o ex-deputado federal Roberto Jefferson, sentenciado a mais de 9 anos de prisão por atentado ao exercício dos Poderes e outros crimes.

Os ministros julgaram os casos no plenário virtual até a última sexta-feira 13. Os 57 incitadores condenados foram presos no dia seguinte aos ataques, no acampamento instalado em frente ao quartel-general do Exército.

O STF condenou 54 dos 57 incitadores a um ano de prisão, sentença substituída por penas restritivas de direitos. Eles terão de prestar serviços à comunidade, comparecer a um curso sobre democracia e pagar uma multa — o valor total, de 5 milhões de reais, deve ser dividido por todos.

Outros dois incitadores cumprirão pena de 2 anos e 5 meses de prisão, inicialmente em regime semiaberto.

Houve também a condenação de uma pessoa por participar diretamente da depredação. A ela coube uma pena de 17 anos de prisão por cinco crimes, além do pagamento de multa e indenização por danos morais coletivos de 30 milhões de reais, montante a ser repartido entre todos os condenados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo