Política

SP terá plano de saída gradual da quarentena para reabertura da economia

Flexibilização será feita em fases e terá protocolos para cada setor econômico, disse Doria, que negou existência de lockdown no estado

(Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, nesta quarta-feira 22, que irá flexibilizar gradualmente a quarentena implementada no estado a partir do dia 11 de maio, um dia após o fim do atual decreto.

No chamado “Plano São Paulo”, o governo levará em conta as particularidades de cada região e município, como o controle do coronavírus em cada local e os diferentes setores da economia, todos distribuídos pelas diferentes “fases” da abertura, prevista para se diluir por duas semanas.

No campo da saúde, o governo pretende monitorar a curva de projeção de casos, a disponibilidade de leitos em cada cidade, e a análise diária do isolamento social da população, que ainda é recomendada. Também foi anunciado um “dashboard (painel) regional” que monitora o crescimento dos casos de coronavírus em diferentes nichos do interior do estado, por exemplo.

 

Para a abertura do comércio, o governo estadual deve implementar protocolos padrão de higiene e saúde, além de outras recomendações específicas para cada área – os chamados “protocolos situacionais”, que compreenderão lojas, escolas, shoppings centers, parques públicos, entre outros.

O calendário correto de cada setor deve ser anunciado até o dia 10 de maio, quando termina a quarentena instaurada desde o dia 24 de março.

“Nem a economia e nem a política se sobrepõe à saúde e a à ciência”, disse o governador antes do plano ser anunciado. Segundo o secretário de Saúde José Henrique Germann, o governo analisou experiências internacionais de combate ao coronavírus e teve algumas referências para decidir pela flexibilização, como o aumento na capacidade de testagem, o preparo do sistema de saúde – possível devido ao isolamento – e a abordagem setorial e gradual de abertura.

“Nunca houve lockdown”

O governador classificou a quarentena do estado como a “mais equilibrada do País”, e anunciou, um por um, os serviços que estão abertos desde o começo da quarentena em São Paulo – uma lista que tomou ao menos cinco minutos de sua fala. Segundo o governo, cerca de 74% da economia do estado continuou funcionando no período de isolamento e restrição oficiais.

“Em São Paulo, nunca houve lockdown, porque adotamos as medidas certas, na hora certa, amparado pela ciência e pela medicina. Os bons resultados permitiram que pudéssemos passar a quarentena com um bom resultado.”, falou. “O temor das pessoas é muito claro, por isso que mais de 50% delas estão em casa”, complementou. A taxa de isolamento em São Paulo atingiu 57% na terça-feira 21, feriado nacional de Tiradentes.

Os planos de uma reabertura gradual já tinham sido anunciados na semana passada, quando Doria afirmou que nada mudaria na quarentena de São Paulo até o dia 10 maio, data final do decreto em vigência. “A partir de 11 de maio, colocaremos em prática um programa em fases, para manter a orientação da ciência e liberar gradualmente a economia”, disse na ocasião à Folha de S. Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo