Política

SP: Governo anuncia para sexta vacinação para pessoas de 72 a 74 anos

Doria cobrou o governo federal sobre a aquisição de vacinas: ‘onde está a enxurrada de novas vacina prometida pelo ex-ministro Pazuello?’

O governador João Doria (PSDB). Foto: GOVSP
Apoie Siga-nos no

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira 17,  o início da vacinação para as faixas etárias de 72, 73 e 74 anos para o dia 19 de março. A expectativa é que 730 mil pessoas sejam imunizadas.

 

O governador João Doria alertou para que a população faça o pré-cadastro na plataforma Vacina Já para evitar filas e garantir fluidez no processo. A imunização será feita nos postos de vacinação e postos de drive-thru em todo o estado.

De acordo com o governo, a tendência é que a vacinação para as faixas etárias de 70 e 71 anos seja iniciada no dia 29 de março, com expectativa de atendimento de mais 700 mil pessoas.

Doria anunciou ainda que, a partir de hoje, o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina Coronavac no Brasil, entregará mais 2 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde.

Na última segunda-feira 15, a entrega foi de 6 milhões de doses. Ao todo, foram disponibilizadas 22,6 milhões de unidades para o Programa Nacional de Vacinação, segundo o governo.

Durante coletiva de imprensa, Doria cobrou o governo federal sobre a compra dos demais imunizantes.

“Onde estão as outras vacinas? Onde está a enxurrada de novas vacina prometida pelo ex-ministro Eduardo Pazuello? A única enxurrada que vimos foi a de mortes. Espero que o novo ministro tenha juízo e cumpra com o seu juramento pela vida”, disse em referência a Marcelo Queiroga, que substituirá Pazuello no comando do Ministério da Saúde.

Medidas de apoio a setores

O governador também anunciou medidas de apoio a pequenos e médios empresários atingidos pela pandemia.

Um dos anúncios foi a de zerar o imposto para leite e reduzir o ICMS, de 13,3% para 7%,  para a compra de carne em todo o estado. A medida é permanente.

“A medida será aplicada a estabelecimentos cadastrados no Simples Nacional, em geral açougues de bairros, na compra de carne para a revenda”, declarou. A redução que chega a 7% será publicada no Diário Oficial na quinta-feira e valerá a partir de abril em todo o estado.

O governo divulgou uma linha de crédito de 100 milhões de reais para setores como bares, restaurantes, hotéis, comércio, eventos, academias e setor de beleza. A linha emergencial possibilitará capital de giro aos estabelecimentos com juros de 1% ao mês mais a Selic, carência de 12 meses e prazo de pagamento de 60 meses.

Doria confirmou a suspensão do corte de fornecimento de gás encanado e água para os micro e pequenos empreendedores até o dia 30 de abril. Durante o período, donos de bares e restaurantes que não tiverem quitado suas dívidas não terão seus nomes negativados e os valores poderão ser renegociados sem acréscimo de juros e multas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo