Sonho roubado

O valor recém-liberado para as universidades é pequena parte dos 2,4 bilhões de reais bloqueados no MEC

Penúria. O bloqueio de verbas do primeiro semestre já inviabiliza o fim do ano nas universidades. Os recursos para infraestrutura escolar despencaram 97% - Imagem: Viktor Braga/UFC e Eliton Santos/Semed/Prefeitura de Manaus

Apoie Siga-nos no

Nós oferecemos complementação do ensino das disciplinas e orientação pedagógica para que nenhum jovem perca as oportunidades que ainda possui para acesso e permanência na universidade”, explica Amanda Almeida, coordenadora do pré-vestibular social Gente Formando Gente, que atende dezenas de estudantes na comunidade do Caramujo, localizada no município fluminense de Niterói. Amanda é uma guerreira na batalha contra o fim da educação no Brasil. Aos 29 anos, diplomada em Letras e especializada em Gestão Escolar pela Uerj, ela atua na interseção entre o término da formação secundária e a entrada na universidade, e convive com o drama dos estudantes de baixa renda que veem a cada dia se desmanchar o sonho de emancipação.

Graças à obra de um governo que nos últimos quatro anos depauperou sem dó ou distinção a educação básica, os ensinos secundário e profissionalizante e as universidades e institutos federais, o Brasil hoje virou as costas para milhões de crianças e jovens que tentam exercer o simples direito de estudar e almejar uma profissão no futuro. A falta de material escolar e o déficit de professores, as escolas caindo aos pedaços e as universidades sem verbas nem sequer para pagar a limpeza e a conta de luz encaminham o Brasil para se transformar em um país de ignorantes à imagem e semelhança de Jair Bolsonaro.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.