Política

Sobe para 12 o número de mortos em meio às fortes chuvas no Rio de Janeiro

A informação foi confirmada pelo governador Claudio Castro. Uma pessoa segue desaparecida

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Foto: Carlos Magno
Apoie Siga-nos no

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), confirmou que subiu para 12 o número de vítimas fatais em decorrência das chuvas que atingiram o estado no fim de semana.

A última vítima encontrada foi um morador do Chapadão, na Pavuna, na Zona Norte do Rio. Ele foi arrastado pela correnteza, e seu corpo foi achado na Baixada Fluminense. Uma pessoa ainda segue desaparecida.

“Me solidarizo com as famílias das 12 vítimas que tivemos até agora. Ainda estamos no trabalho de tentar achar a pessoa que está desaparecida. Enquanto tivermos perspectiva de achar com vida, apesar de não temos dúvidas do avanço, quando temos uma pessoa que perde a vida 5, 10 , 20 anos depois, temos que evoluir”, disse o governador durante uma coletiva de imprensa.

Segundo o governador, 2.400 militares do Corpo de Bombeiros, com o apoio de drones e cães, trabalham após as chuvas fortes que atingiram principalmente a Zona Norte do Rio e a Baixada Fluminense.

A estimativa é a de que o número de desalojados e desabrigados chegue a 600 em todos os municípios — só em Nova Iguaçu, seriam 300 pessoas. O governador ainda disse que disse criou um comitê para averiguar os gastos no estado e que um cartão será distribuído à população.

“A partir de semana que vem os cartões deverão ser distribuidos para que as pessoas possam comprar o que perderam”, prometeu.”O Cartão Recomeçar é para as pessoas que perderam tudo. É um valor de R$ 3 mil. Mas, esse valor é para as pessoas que perderam tudo. Terá um critério muito grande para que eles recebam. Elas terão que procurar as prefeituras e se inscreverem no Cras [Centro de Referência de Assistência Social]”, completou o governador.

Segundo informações do G1, 30 mil famílias deverão receber o benefício. Serão disponibilizados R$ 9 milhões pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Cada cidade terá um calendário para disponibilizar o benefício.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo