Política

Sob pressão, Temer cancela ida ao G20 na Alemanha

Peemedebista desiste de participar da reunião de líderes das principais economias mundiais. Na agenda estava previsto um almoço com Merkel

Apoie Siga-nos no

Michel Temer decidiu não participar da próxima cúpula do G20, que será realizada nos dias 7 e 8 de julho na cidade de Hamburgo, na Alemanha, informou o Palácio do Planalto na noite desta quarta-feira 28.

A assessoria do presidente da República não explicou os motivos do cancelamento e nem informou se o Planalto enviará um representante. Na agenda estava previsto um almoço com a chanceler federal alemã, Angela Merkel.

Em 2016, Temer participou da reunião do G20 na China. Ele embarcou horas depois de o Senado ter aprovado o impeachment de Dilma Rousseff.

A Alemanha detém desde 1º de dezembro do ano passado, e pela terceira vez, a presidência do grupo das 20 principais economias globais, e por isso é a anfitriã da cúpula anual de chefes de Estado e de governo. Fazem parte do G20: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.

O cancelamento de compromissos internacionais – um encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também foi desmarcado – ocorre em meio a uma crise política e institucional no Planalto. Nesta semana, Temer foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo crime de corrupção passiva, tornando-se o primeiro presidente em exercício da história do país a ser formalmente acusado de um crime penal.

No entanto, Temer não cancelou a viagem para Mendoza, na Argentina, marcada para final de julho, quando o Brasil assumirá a presidência rotativa do Mercosul.

A avaliação geral é de que Temer pretende permanecer no Brasil para assegurar vitórias em votações na Câmara e no Senado. Quando Temer viajou à Rússia e à Noruega na semana passada, o governo sofreu uma derrota quando o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) sobre a reforma trabalhista foi rejeitado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Na Noruega, Temer foi alvo de críticas e cometeu gafes que geraram desconforto diplomático.

A expectativa é que sejam votadas nas próximas semanas as mudanças nas regras trabalhistas e que, até o fim de julho, o Planalto tente barrar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer. Para que isso aconteça, é necessário que 172 deputados federais não compareçam ou votem contra a aceitação do processo. O presidente vem investindo na tese de que é alvo de perseguição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Invasão no Palácio da Alvorada

Também nesta quarta-feira, um jovem tentou invadir o Palácio da Alvorada, residencial oficial da Presidência da República, em Brasília. O incidente ocorreu por volta das 19 horas, e o motorista, que aparenta ser menor de idade, de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, foi preso sem ferimentos e levado para a Polícia Federal (PF).

De acordo com comunicado do GSI, mesmo após receber alertas de parada, o motorista avançou com seu veículo sobre a grade da entrada principal de acesso ao prédio e derrubou o portão de acesso. O motorista só parou na área interna do palácio após os seguranças realizarem disparos de arma de fogo contra o veículo. A nota informa ainda que a Polícia Federal conduzirá as investigações do incidente.

Os dois acessos ao Palácio da Alvorada foram bloqueados. No local, foram avistadas viaturas do Exército e da Polícia Federal, que chegou por volta das 22 horas.

Apesar de o palácio ser a residência oficial da Presidência da República, Temer optou por morar no Palácio do Jaburu e não estava no local. A Alvorada tem sido utilizada por Temer para reuniões com políticos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo