Política

Sob pressão, Cunha oficializa oposição ao governo

Críticas e pedidos de afastamento se acumulam e presidente da Câmara rompe de vez com o PT e o governo Dilma

Eduardo Cunha diz ter convicção de que o governo está por trás da investigação feita pela procuradoria-geral contra ele
Apoie Siga-nos no

O foclórico ex-deputado Severino Cavalcanti elegeu-se presidente da Câmara em fevereiro de 2005 e sete meses depois deixou o cargo sob denúncias de receber um “mensalinho”. Após uma década, o roteiro se repetirá com o nada folclórico Eduardo Cunha (PMDB-RJ)? A acusação feita em depoimento judicial na Operação Lava Jato de que cobrou uma propina milionária já lhe custa a cobrança de que abandone o cargo. 

A cobrança partiu do deputado Silvio Costa (PSC), pernambucano como Severino e um dos vice-líderes do governo na Câmara. “Do ponto de vista legal, o Eduardo Cunha tem a presunção da inocência. Agora, do ponto de vista moral, ele perdeu as condições de continuar à frente da Câmara”, afirmou Costa nesta sexta-feira 17. “Por muito menos, a Casa destituiu o Severino.” 

Segundo Costa, sempre que há acusação semelhante contra um ministro do governo, os parlamentares pressionam pela saída dele do cargo. Seria normal o mesmo acontecer com o presidente da Casa. 

Ele contou que consultará advogados para saber se há possibilidade jurídica de pedir o impeachment de Cunha. Para Costa, o peemedebista tem usado o posto para agredir dois outros poderes: a Procuradoria Geral da República, responsável por investigações que logo devem se tornar uma denúncia criminal contra Cunha; e o governo, a quem o presidente da Câmara culpa por seu infortúnio pessoal. 

A comparação de Cunha com Severino não é exclusividade de Costa e já corre os bastidores da Câmara. Na quarta-feira 15, o deputado pernambucano Raul Jungmann (PPS), ministro na gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB), referia-se a Cunha como “Severino” em uma rodinha de parlamentares no cafezinho do plenário da Câmara.

Às vésperas da eleição para o comando da Casa em fevereiro, petistas em campanha pelo colega Arlindo Chinaglia (SP) contra Cunha também argumentavam que a vitória do peemedebista poderia ter um desfecho igual ao de Severino.

A cada vez mais constrangedora situação Cunha deve aumentar uma insatisfação contra ele que já era crescente na Câmara. Entre peemedebistas que ajudaram a elegê-lo para o cargo, já há quem demonstre certo arrependimento. Na terça-feira 14, Jarbas Vasconcelos, outro pernambucano, subiu à tribuna, reconheceu ter apoiado Cunha para derrotar o PT, mas disparou contra o presidente da Casa. “Estamos vivendo um momento de ditadura absoluta, ele faz o que quer.” 

Vasconcelos estava particularmente incomodado com a intenção de Cunha de convocar uma cadeia nacional de rádio e televisão para propagandear os feitos da Câmara no primeiro semestre. “O açodamento, a pressa e a desorganização passaram a marcar o dia a dia da Câmara. Não é correto trabalhar de forma medíocre e confusa, como foi feito neste semestre.”

O programa deve ser transmitido nesta sexta-feira 17 à noite. Quando surgir na telinha, Cunha já o fará na condição de oposição ao governo Dilma Rousseff. Antes da entrevista de Silvio Costa, quem havia falado com a imprensa no Salão Verde da Câmara havia sido o próprio Cunha, para anunciar sua nova postura. “Vou pregar no Congresso do PMDB em setembro que o rompa e saia do governo. E eu pessoalmente, a partir de hoje, me considero em rompimento com o governo.”

Na entrevista, Cunha mais uma vez deixou claro: está convencido de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o investiga por ordem do Planalto, do qual espera uma nova indicação ao cargo. O mandato de Janot termina em setembro. 

Em nota oficial, o PMDB, que é presidido pelo vice de Dilma, Michel Temer, tentou descolar-se do movimento do filiado. “Toda e qualquer decisão partidária só pode ser tomada após consulta às instâncias decisórias do partido: comissão executiva nacional, conselho político e diretório nacional”.

O Palácio do Planalto também pronunciou-se oficialmente logo após o anúncio de Cunha. Em nota oficial (leia a íntegra), diz que o PMDB tem um papel importante desde o mandato de Lula e que o governo não interfere nas investigações em curso. E pede ao deputado que se mantenha imparcial à frente da Câmara. 

“O Presidente da Câmara anunciou uma posição de cunho estritamente pessoal. O Governo espera que esta posição não se reflita nas decisões e nas ações da Presidência da Câmara que devem ser pautados pela imparcialidade e pela impessoalidade. O Brasil tem uma institucionalidade forte. Os Poderes devem conviver com harmonia, na conformidade do que estabelecem os princípios do Estado de Direito. E neste momento em que importantes desafios devem ser enfrentados pelo País, os Poderes devem agir com comedimento, razoabilidade e equilíbrio na formulação das leis e das políticas públicas.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo