Política

Sob a trilha de ‘Missão Impossível’, militares participam da Operação Formosa; veja detalhes

Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira, líder do Centrão, dispararam tiros com peças de artilharia na cerimônia desta segunda-feira 16

Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta segunda-feira 16, da Operação Formosa 2021, em Formosa (GO). Trata-se de um exercício militar realizado pela Marinha desde 1988, mas que neste ano, pela primeira vez, conta com a presença do Exército e da Aeronáutica.

A manobra militar acontece seis dias depois de um desfile com cerca de 40 veículos da Marinha na praça dos Três Poderes, em Brasília, onde ficam o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Naquele dia, a Câmara dos Deputados rejeitou a PEC do Voto Impresso, principal obsessão de Bolsonaro e de militares que compõem seu governo.

Nesta segunda, também fizeram parte da cerimônia ministros de Estado: Ciro Nogueira (Casa Civil), general Walter Braga Netto (Defesa), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo).

Em meio a uma demonstração de manobra tática no Campo de Instrução de Formosa, Bolsonaro e Ciro Nogueira dispararam tiros com peças de artilharia. Oficialmente, o evento tem o objetivo de apresentar uma síntese das atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais e um trabalho conjunto entre as Forças Armadas.

Em outro momento, transmitido pela TV Brasil, militares executaram uma manobra embalados pela trilha sonora da franquia Missão Impossível, estrelada por Tom Cruise. Sob os olhares de Bolsonaro e de seus ministros, eles simularam a explosão de um artefato em uma pequena casa.

A operação envolve cerca de 2.500 militares e apresentou, nesta manhã, parte dos exercícios que simulam situações de combate após um desembarque anfíbio. Houve voos simulados de reconhecimento e de bombardeio, seguidos por disparos de artilharia. Também compuseram a manobra blindados, tanques e lançadores de foguetes, além da ação de um grupo de paraquedistas.

A cerimônia desta segunda faz parte da terceira fase de uma operação que se divide em quatro etapas: deslocamento, tema tático, adestramento conjunto e regresso.

Assista ao momento em que o exercício ganhou o ‘reforço’ do tema de Missão Impossível (a partir de 16:55):

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo