Política
Sleeping Giants Brasil lança campanha para desmonetizar o X
A iniciativa é uma resposta aos ataques do bilionário Elon Musk ao STF
O Sleeping Giants Brasil lançou, nesta segunda-feira 8, uma campanha intitulada #DesmonetizaTwitter, cujo objetivo é pressionar empresas e instituições a deixarem de anunciar na plataforma.
A iniciativa é uma resposta aos ataques do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a decisões da Justiça brasileira.
Inicialmente, a mobilização tem como alvos principais estatais e órgãos ligados ao governo federal, como Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Ministério da Saúde.
A campanha será realizada nos perfis do Sleeping Giants Brasil nas redes sociais, incluindo o X.
“O Twitter era um espaço onde compartilhávamos as nossas conquistas, desejos, opiniões e sonhos, mas infelizmente o X virou o nosso pesadelo”, afirmou o Sleeping Giants. “Um parque de diversões de um bilionário excêntrico que brinca zombando da nossa soberania enquanto desafia a Justiça.”
Desde o último sábado, Musk publicou uma série de mensagens sugerindo que poderia descumprir ordens judiciais brasileiras, muitas delas com ataques ao ministro Alexandre de Moraes.
No domingo 7, o ministro do STF determinou a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais, a mirar grupos que atentam contra a democracia. A acusação é que Musk teria praticado uma “dolosa instrumentalização criminosa” da rede social.
O despacho ordena que o X se abstenha de desobedecer qualquer decisão judicial, incluindo a reativação de perfis suspensos pelo Supremo, sob pena de multa diária de 100 mil reais por conta, além de outras consequências legais.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
AGU critica Musk em reunião da OEA: ‘Não há imunidade digital para cometer crimes’
Por CartaCapital
Regular as redes sociais é inevitável, diz Pacheco em meio à campanha de Musk contra o STF
Por CartaCapital



