Silas Malafaia defende oração para ‘travar’ o sistema eleitoral em caso de ‘fraude’

O líder evangélico, apoiador de Bolsonaro, disse torcer para que o sistema pare de funcionar por pelo menos oito horas

O pastor Silas Malafaia. Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O pastor evangélico Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou mais uma vez que tem feito uma oração para que o funcionamento do sistema eleitoral seja interrompido no dia da votação em caso de tentativa de fraude. A declaração havia sido dada na Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, em 14 de agosto, e foi repetida durante um culto religioso divulgado em vídeo no domingo 4.

Na Marcha para Jesus, Malafaia estava ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao dizer que “se tentarem fraudar essa eleição, durante oito horas esse sistema vai ser travado”. Na sequência, afirmou que a eleição teria de ser realizada em outra data.

“Podem dizer amém aí, irmãos. Nós estamos declarando aqui”, havia dito ele no evento. “Não vai ter gênio da informática que vai destravar. E se isso acontecer, vai ter que ter outra eleição, porque nós não vamos aceitar.”

Em culto de sua igreja, Malafaia voltou a reproduzir declarações com o mesmo teor.

“Eu tô orando, e eu quero que você concorde. Eu disse lá na Apoteose, diante do presidente da República: se tentarem roubar essa eleição e fraudar, em nome de Jesus, esse sistema vai ser travado. Vai ficar travado por pelo menos oito horas, que ninguém vai conseguir destravar. Aí vai ter que ter uma outra eleição. Essa é a minha oração.”

Malafaia também proferiu discursos ultraconservadores para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem citá-lo nominalmente. O pastor utilizou, por exemplo, a expressão “ideologia de gênero”, comum na extrema-direita para classificar, de forma pejorativa, assuntos relacionados aos direitos humanos.


“Como é que eu vou dar o meu voto para alguém que apoia ideologia de gênero? Que é erotizar crianças em escolas?”, questionou o religioso, sem citar evidências de que o adversário petista tenha esse plano.

Em outro trecho, Malafaia proferiu um discurso irônico sobre a defesa de direitos de pessoas LGBT+.

“Como é que a gente pode votar em alguém que declara que a família, a pauta de valores, é atrasada? Sabe por quê? Sabe o que é moderno? Homem com homem e mulher com mulher. É isso que é a pauta moderna”, afirmou.

Malafaia também disse, utilizando o termo “ex-presidiário”, que votou em Lula em 2002, mas que à época o petista não era acusado de corrupção. O pastor não mencionou, porém, que as condenações do ex-presidente foram anuladas e ele é considerado inocente diante delas na Justiça.

O líder religioso também criticou evangélicos que, segundo ele, agem com “paixão” na eleição.

“Eu fico vendo o povo de Deus, por paixão, como se fosse time de futebol… Por paixão… Que paixão porcaria nenhuma. Eu tenho princípios e valores e tô de olho. E tô de olho nessa questão com qualquer candidatura.”

Os cultos de Malafaia são exibidos na RedeTV!, onde Bolsonaro foi sabatinado recentemente com perguntas muito confortáveis. O espaço serviu para que o ex-capitão retomasse uma série de informações falsas para enaltecer a sua agenda conservadora em diversas áreas. A entrevista, na ocasião, foi conduzida pelo apresentador Luís Ernesto Lacombe, também simpático a Bolsonaro.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.