Política

‘Servil às elites’: Eduardo Bolsonaro sobe o tom contra Tarcísio por diálogo com EUA sobre tarifaço

O governador de São Paulo tenta negociar com o governo dos EUA após tarifaço de Trump

‘Servil às elites’: Eduardo Bolsonaro sobe o tom contra Tarcísio por diálogo com EUA sobre tarifaço
‘Servil às elites’: Eduardo Bolsonaro sobe o tom contra Tarcísio por diálogo com EUA sobre tarifaço
Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

As respostas ao ‘tarifaço’ de Donald Trump estão abrindo novas crises dentro do bolsonarismo. Nesta terça-feira 15, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) dobrou a aposta nos ataques ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na véspera, Eduardo já tinha chamado de “desrespeito” a iniciativa de Tarcísio de buscar autoridades dos EUA para tentar contornar o tarifaço. Desta vez, o deputado licenciado foi além, e disse que o governador não está interessado em apoiar as empresas paulistas.

“Prezado governador @tarcisiogdf, se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades. Mas como, para você, a subserviência servil as elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda“, escreveu em postagem no X, antigo Twitter.

A postagem do ‘filho 03’ de Jair Bolsonaro veio acompanhada de uma citação a entrevista de Tarcísio em resposta à alegação de “desrespeito”, feita anteriormente por Eduardo. “Sem problema. Neste momento, estou olhando para São Paulo, para o seu setor industrial, para sua indústria aeronáutica, de máquinas e equipamentos, para o nosso agronegócio, para nossos empreendedores e trabalhadores”, disse Tarcísio à CNN Brasil.

Depois de tentar culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e limpar a barra de Bolsonaro pelo anúncio trumpista, Tarcísio se viu em uma corda bamba: se mantivesse a postura de defesa às tarifas e a lealdade a Bolsonaro, prejudicaria a indústria paulista, a mais forte do país, que está sob risco de prejuízos caso Trump leve à frente os planos.

Nesta terça-feira 15, Tarcísio recebe, no Palácio dos Bandeirantes, o Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar – com quem já se encontrou. Empresários foram convidados para o encontro. Sem um embaixador indicado por Trump ao país, Escobar é, formalmente, a figura de maior escalão na embaixada na atualidade. Ao mesmo tempo, representantes do governo federal se reúnem com lideranças do setor empresarial em Brasília.

Diante da inelegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio é cotado como candidato da extrema-direita (e da direita) para o embate com Lula nas eleições presidenciais de 2026. O entorno político de Bolsonaro, porém, não fala abertamente na possibilidade, e não descarta que alguém da própria família do ex-presidente – como o próprio Eduardo – seja candidato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo