Política

Servidores do Banco Central repudiam ‘uso eleitoral’ do Pix por Bolsonaro

O início do projeto é anterior ao mandato do ex-capitão, escreve Sindicato em nota. Greve dos trabalhadores terá continuidade

Prédio do Banco Central do Brasil, autarquia ligada ao Ministério da Economia. Foto: Raphael Ribeiro/Banco Central
Apoie Siga-nos no

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central repudiou o que chamou de “uso eleitoral do Pix”, em nota emitida nesta terça-feira 10, em meio a tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de ganhar créditos pela criação do sistema de transações financeiras.

A entidade declarou que “o início do projeto do Pix é bem anterior ao mandato do atual presidente da República” e citou uma portaria do Banco Central, publicada em maio de 2018, que instituiu um grupo de trabalho chamado “Pagamentos Instantâneos” a fim de “contribuir para a construção de um ecossistema de pagamentos instantâneos competitivo, eficiente, seguro e inclusivo”.

A organização enfatiza que não há referência ao Pix no programa político entregue por Bolsonaro em 2018 ao Tribunal Superior Eleitoral, nem manifestação de apoio ao projeto durante a sua campanha.

O Sindicato também menciona uma declaração do ex-capitão em outubro de 2020 que associou o Pix à aviação civil, “mostrando completo desconhecimento do assunto”.

Na sequência, a nota reivindica aos servidores federais os créditos pela criação da ferramenta.

“Faz-se necessário destacar a diferença entre políticas de Estado e medidas pontuais de governos. Desde a sua criação, o Banco Central do Brasil conta com servidores de alta qualificação, e isso permitiu que diversos projetos considerados importantes pela Diretoria do BC, segundo critérios técnicos, pudessem ser conduzidos independentemente da vontade ou contrariedade política de governantes de plantão”, escreve o Sindicato.

A entidade vive um conflito com o governo federal por exigências de reajuste salarial e reestruturação do plano de carreira.

Uma greve realizada em abril foi paralisada com a perspectiva de avanço nas negociações com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Os trabalhadores, porém, decidiram cruzar os braços novamente.

Segundo nota, os servidores decidiram em assembleia virtual nesta terça que a greve terá continuidade por tempo indeterminado, porque não teria ocorrido abertura de mesa de negociação, nem apresentação de proposta pelo governo.

Diz o texto: “Até o momento, não há NENHUMA reunião marcada com o governo ou com o Roberto Campos Neto, apesar de nossos diversos pleitos nesse sentido”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo