Política
Servidores da Anvisa e deputada petista cobram retratação de Bolsonaro
Quando o órgão deu aval à vacinação de crianças contra a Covid, o mandatário ameaçou divulgar os nomes dos servidores responsáveis pela decisão
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e a Associação de Servidores da Anvisa (Univisa) protocolaram no último domingo, dia 30, uma interpelação judicial pedindo retratação do presidente Jair Bolsonaro por ataques feitos a servidores da agência. No mês passado, quando o órgão deu aval à vacinação de crianças contra a Covid, o mandatário ameaçou divulgar os nomes dos servidores responsáveis pela decisão, o que foi visto como uma tentativa de intimidação.
“Eu pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para criança a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme o seu juízo”, disse o mandatário no dia da aprovação.
Além de retratação, os interpelantes pedem que Bolsonaro preste esclarecimentos a respeito da alegação de que poderia haver “interesses escusos” por parte da Anvisa na liberação dos imunizantes. Em janeiro, o chefe do Executivo questionou quais seriam os interesses dos servidores que, segundo ele, são pessoas “taradas por vacinas”. O presidente da agência, o almirante Antônio Barra Torres, chegou a divulgar uma nota cobrando que o presidente se retratasse por essa declaração.
No documento, a deputada e a associação argumentam que as ameaças do chefe do Executivo tinham o objetivo de “macular” a imagem da Anvisa e de seus servidores, o que, segundo os interpelantes, “pode configurar lesão aos direitos de personalidade” e gerar direito de indenização. “O interpelado, por meio de suas explicações, pode ratificar sua posição ou negar suas afirmações, delimitando o que pretendeu induzir com as informações prestadas ao povo brasileiro”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Não há previsão alguma de reações graves’, diz Marcos Boulos em defesa da vacinação de crianças
Por Ana Luiza Basilio
‘Vacinar crianças é crucial para combater a pandemia’, afirma infectologista
Por RFI



