Sérgio Cabral acusa Pezão de ter participado de esquema de propina

Cabral disse que taxa de propina começou na era Garotinho; citados negam declarações

O ex-governador Luiz Fernando Pezão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) acusou o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) de ter ajudado a montar todo o esquema de propina durante seu governo, entre 2007 e 2014. Pezão era vice-governador de Cabral na época e ocupou o posto de secretário de Obras durante a gestão.

Preso desde 2016, Cabral fez as declarações durante depoimento nesta segunda-feira 3, ao juiz Marcelo Bretas, na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, onde são conduzidos os processos relacionados à Operação Lava Jato no Estado.

“O vice-governador e governador Luiz Fernando Pezão participou da estruturação dos benefícios indevidos desde o primeiro instante do nosso governo. Desde mesmo da campanha eleitoral e durante os oito anos em que eu fui governador e, posteriormente, eu tenho algumas informações a respeito”, disse Cabral, segundo imagens da Justiça do Rio de Janeiro, exibidas pela emissora GloboNews.

Cabral citou também o envolvimento da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) no esquema de corrupção. Segundo ele, em uma reunião com o conselheiro da Fetranspor José Carlos Reis Lavoura, houve acerto de valores.

“Eu chamei a Fetranspor, por intermédio do Lavoura [José Carlos Reis Lavoura, conselheiro da Federação], para uma reunião com o Pezão. Eu tive uma conversa prévia com o Pezão antes de fazer essas reuniões em que eu passava e avisava que eu estava saindo do governo, isso tudo por volta de fevereiro e março de 2014. Eu saí no dia 4 de abril”, disse Cabral.

 


O ex-governador afirmou ainda que houve acerto de valores com Pezão, na mesma reunião. Segundo Cabral, Pezão recebeu uma mesada de 150 mil reais durante oito anos.

“Eu disse para o Lavoura: olha, eu estou saindo no dia 4 de abril. A partir de agora, nós tínhamos o valor de entendimento em torno de 500 mil reais por mês, você passa a entregar agora para o Pezão, por intermédio do Hudson Braga [ex-secretário de Cabral], o Pezão confirmou, e vamos acertar os valores para a campanha eleitoral. Foram 30 milhões de reais para o governador Pezão, para a sua estrutura, e 8 milhões para eu organizar com os meus deputados a quem eu tinha o interesse de ajudar”, afirmou Cabral.

Segundo Cabral, o esquema começou no período dos governos de Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Na gestão Garotinho, diz Cabral, o percentual de propina era de 15% a 20%. Já na era do MDB, Cabral diz que o valor foi diminuído para 5%.

Após o depoimento de Cabral, Pezão também depôs a Bretas e negou todas as acusações que recebeu. Anthony Garotinho também emitiu nota para rechaçar as declarações de Cabral.

“Seu ressentimento em relação a mim e a Rosinha ficou evidente ao afirmar que ‘diminuiu a taxa de corrupção antes praticada’. Se tem alguma prova contra mim, deve entregá-la ao Ministério Público, como fiz em relação a ele e seus comparsas”, escreveu.

RESPOSTA AS MENTIRAS DE SÉRGIO CABRAL.Hoje em depoimento ao juiz Marcelo Bretas,Sérgio Cabral confessou alguns de seus…

Posted by Anthony Garotinho on Monday, February 3, 2020

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.