Política

Senadora do PSL conhecida como “Moro de saias” tem mandato cassado

Juíza por 22 anos, Selma Arruda foi uma das novatas eleitas pelo arrastão conservador estrelado por Jair Bolsonaro

A senadora Selma Arruda (PSL-MG): risco de cassação (Geraldo Magela/Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato da senadora Selma Arruda (PSL-MT) sob acusação de abuso de poder econômico e caixa dois. Ela poderá recorrer ao TSE, sem deixar o mandato. Seus doIs suplentes também foram implicados.

Em fevereiro, o Ministério Público Eleitoral pediu que pediu à Justiça Eleitoral que cassasse o diploma da parlamentar, e que houvesse novas eleições para a cadeira dela. As investigações apontam que a equipe da senadora gastou o equivalente a 1,2 milhão de reais em recursos de origem clandestina.

Juíza por vinte e dois anos, Selma foi uma das novatas eleitas pelo arrastão conservador estrelado por Jair Bolsonaro. Aposentou-se no ano passado e, nessa mesma época, pediu filiação ao PSL. Foi a mais votada em Mato Grosso, com 24% dos votos válidos.

Selma se elegeu prometendo combater a corrupção e as organizações criminosas. Em 2017, ela fez parte a Operação Sodoma, que prendeu o ex-governador Silval Barbosa (MDB) e outros políticos, e foi responsável pela decisão que o condenou a 13 anos e 7 meses de prisão. Daí a comparação com o juiz de Curitiba.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo