Política

Senador Randolfe Rodrigues apresenta PEC para impedir tributação de livros

A proposta apresentada pelo governo não visa tributar os dividendos gerados pelo mercado financeiro, nem os templos religiosos

Senador Randolfe Rodrigues. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta terça-feira 18 uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  para impedir a tributação sobre livros, jornais, periódicos, sejam físicos ou eletrônicos, e o papel destinado à sua impressão.

Essa nova tributação consta na Reforma Tributária enviada ao Congresso pelo governo de Jair Bolsonaro. “Pelo que se percebe, esse não é um governo preocupado com a educação e o bem-estar da população mais carente, mas sim com a proteção dos interesses dos mais ricos, que continuarão isentos de taxações tributárias de seus jatinhos e lanchas de lazer”, diz Randolfe.

 

Para o senador, o discurso do governo sobre a reforma tributária menospreza a função social do livro na sociedade moderna e sua importância para a preservação da democracia. “Uma população de leitores bem informados e com pensamento crítico é tudo o que não interessa ao atual governo”, justifica.

Como já era esperado, a proposta do governo não visa tributar os dividendos gerados pelo mercado financeiro, assim como empresas que não realizam atividade econômica também, como os templos religiosos.

“Tributar livros é o mesmo que tributar a cultura, o saber e o direito das pessoas em, lendo livros, se tornarem cidadãos participativos do progresso social”, completa o senador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.