Política

Senador perde direitos políticos por usar polícia em benefício próprio

Os crimes, segundo a Justiça, foram praticados quando Ivo Cassol (PP-RO) era governador e investigado por compra de votos

Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal em Rondônia suspendeu por cinco anos os direitos políticos do senador Ivo Cassol (PP-RO). Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de usar a polícia do estado para coibir as investigações sobre compra de votos nas eleições de 2006, quando foi reeleito governador.

A sentença determinou que ele pague uma multa de 300 mil reais aos cofres públicos em razão do crime.

Também a pedido do MPF, a decretou a perda dos cargos dos delegados da Polícia Civil Renato Eduardo de Souza e Hélio Teixeira Lopes Filho e dos agentes Gliwelkinson Pedrisch de Castro e Nilton Vieira Cavalcante. Eles foram condenados improbidade administrativa.

Ainda cabe recurso da sentença.

De acordo com o MPF, testemunhas que prestaram depoimento sobre o caso – que envolve também o ex-senador Expedito Junior – acabaram sendo vítimas de constrangimentos e ameaças. Há relatos de que tiros foram disparados em direção à casa da mãe de uma testemunha. A tensão levou cinco pessoas a serem incluídas em um programa de proteção a testemunha.

O assédio, sustenta a Procuradoria, foi ordenado por Ivo Cassol na época em que governava o estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo