Política

Senador da CPI da Covid cobra explicações da Azul sobre entrada de Bolsonaro em avião

Segundo Humberto Costa (PT-PE), ‘a irresponsável atitude de Bolsonaro foi acompanhada de leniência e cumplicidade da tripulação’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O senador Humberto Costa (PT-PE), titular da CPI da Covid, protocolou nesta terça-feira 15 um requerimento para obter informações da companhia aérea Azul sobre a ‘visita’ do presidente Jair Bolsonaro a um avião em Vitória (ES), na semana passada.

Entre os questionamentos apresentados pelo parlamentar estão:

  • “Quem autorizou a entrada do Presidente da República, acompanhado de um segurança, na Aeronave da Azul Linhas Aéreas para cumprimentar passageiros no dia 11/06/2021 (sexta-feira), no Aeroporto de Vitória?”;
  • “O comandante ou o chefe da Tripulação autorizou a entrada do Presidente e de seu segurança na aeronave?”;
  • “Quais as providências adotadas pela companhia aérea para apuração das responsabilidades da Tripulação por ter permitido a entrada na aeronave de pessoas estranhas ao voo para cumprimentar os demais passageiros?”;
  • “Quais as providências adotadas pela companhia aérea pelo fato de o Presidente da República ter retirado a máscara durante sua permanência na aeronave?”.

Segundo Costa, o dever de fiscalizar o uso de máscara é da empresa área. “Ocorre que, no caso, em tela, além de não proibir a entrada do segurança de Jair Bolsonaro sem máscara na aeronave, bem como de não proibir o próprio Bolsonaro de retirar a máscara para responder às pessoas que o criticavam, a própria tripulação retirou as máscaras para atacar tirar fotos com o presidente da República”.

“Em momento dramático da vida nacional, em que a pandemia ceifa vidas de milhares de pessoas, o uso de máscara é medida fundamental para conter a disseminação do vírus assassino. A irresponsável atitude de Jair Bolsonaro foi acompanhada da leniência e cumplicidade da Tripulação”, acrescentou.

Para que a Azul seja obrigada a fornecer as respostas, o requerimento de Humberto Costa tem de ser aprovado pela maioria dos 11 integrantes titulares da CPI da Covid.

O episódio

Bolsonaro apareceu de surpresa, na última sexta-feira 11, em uma aeronave que estava prestes a decolar no Aeroporto Internacional de Vitória. Sua presença dividiu os passageiros, que entoaram gritos de “mito” e “fora, Bolsonaro”.

Aos opositores, o ocupante do Palácio do Planalto declarou: “Quem fala ‘fora, Bolsonaro’ devia estar de jegue viajando, né, e não de avião, para ser solidário ao candidato deles”.

Assista ao vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo