Política
Senador da Comissão de Direitos Humanos quer convocar Arthur do Val
O senador Humberto Costa disse que ‘ele terá de comparecer para explicar as declarações misóginas, machistas e atentatórias à dignidade humana que fez contra as ucranianas’


O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, afirmou neste sábado 5, que quer convocar o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP) após as declarações ofensivas proferidas contra mulheres ucranianas.
Em áudios enviados para amigos divulgados pela imprensa ontem, o parlamentar disse que as mulheres naquele país “são fáceis porque são pobres”.
De acordo com o senador, “ele terá de comparecer para explicar as declarações misóginas, machistas e atentatórias à dignidade humana que fez contra as ucranianas”.
“É inadmissível que alguém com mandato parlamentar agrida vítimas de guerra de forma tão brutal, aumentando o horror da tragédia já vivida por elas. Ou tomamos uma atitude drástica ou essa violência praticada por um parlamentar pode ser encarada como uma agressão do próprio Brasil”, afirmou o parlamentar em sua conta no Twitter neste sábado.
Humberto Costa disse ainda que não permitirá que “um ato vil, covarde e desumano como o praticado por Arthur do Val seja confundido com a índole do nosso povo, que é solidário aos ucranianos e, especialmente, às mulheres vítimas dessa terrível guerra”.
Na condicão de presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, estou apresentando um requerimento de convocação do deputado Arthur do Val. Ele terá de comparecer para explicar as declarações misóginas, machistas e atentatórias à dignidade humana que fez contra as ucranianas
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 5, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Arthur do Val anuncia retirada de pré-candidatura ao governo de São Paulo
Por CartaCapital
Arthur do Val justifica áudios machistas sobre mulheres ucranianas: ‘Momento de empolgação’
Por CartaCapital