Política

Senador Cid Gomes é baleado durante manifestação no Ceará

Cid Gomes atuava contra um protesto de policiais em Sobral, dirigindo uma retroescavadeira, quando foi atingido pelo disparo

Crédito: divulgação
Apoie Siga-nos no

O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi atingido por um tiro nesta quarta-feira 19, em Sobral, Ceará, durante um protesto de policiais que reivindicavam por aumento salarial. Cid tentou furar um bloqueio feito pelos PMs pilotando uma retroescavadeira, quando tiros foram disparados na direção do veículo, quebrando seus vidros. Segundo nota da assessoria, o senador passa por estabilização no Hospital do Coração de Sobral e será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Inicialmente, as informações apontavam para um tiro de bala de borracha, que foram posteriormente corrigidas pela assessoria do parlamentar.

Gomes organizava um protesto contra um grupo de policiais que tenta impedir o trabalho da Polícia Militar. As reivindicações por melhoria salarial começaram ainda em dezembro do ano passado, quando alguns policiais fizeram paralisações. Por lei, a categoria é proibida de fazer greves. Este ano, em janeiro, o governo anunciou um pacote de reajustes para os soldados mas, no dia de ser levada para votação na Assembleia Legislativa, a proposta foi contestada por policiais e bombeiros, que pleiteavam aumentos maiores.

No dia 13 de fevereiro, o governo anunciou acordo com a categoria e promoveu aumento salarial, mas um grupo dissidente ficou insatisfeito com o pacote oferecido. Desde então, policiais já foram presos e batalhões da Polícia Militar do Ceará atacados por homens encapuzados em carros da PM, que também ordenaram o fechamento do comércio local.

Marginais tentaram homicídio bárbaro, diz Ciro Gomes

Irmão de Cid Gomes, Ciro Gomes escreveu em sua rede social que o senador foi vítima de dois tiros por “policiais militares amotinados e mascarados” e que, segundo informações médicas, as balas não atingiram órgãos vitais. Segundo ele, novos exames estão sendo feitos, mas não há risco de morte.

“Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei”, afirmou, no Twitter.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.