Política
Senador apresenta PL que obriga governo incluir negros e mulheres em campanhas publicitárias
Uma lei semelhante entrou recentemente em vigor no Espírito Santo


O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou, nesta terça-feira 1, um Projeto de Lei que obriga a União incluir pessoas negras e mulheres em seus anúncios e campanhas publicitárias.
No Espírito Santo, estado que Contarato representa, há um lei semelhante.
“Trata-se de medida justa, que visa dar correspondência à realidade racial e de gênero no nosso país. A proposta não só proporcionará a garantia de espaço para artistas negros e mulheres, como também será essencial para a representatividade desses grupos. Precisamos lutar contra o racismo estrutural e da desigualdade de gênero”, afirma.
O senador propõe que a porcentagem acompanhe os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 56% de pessoas pretas ou pardas; e 51% de mulheres.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.